24 de ago. de 2008

Embriaguemo-nos, pois!


Sou, definitivamente, uma incógnita a mim mesmo. Não sei lidar com a solidão. Não sei, não consigo e não suporto ficar sozinho. Mas não sei lidar com as pessoas. Posso parecer gentil, posso até ser simpático, mas não consigo manter uma relação. Seja de amizade, de amor, de sexo. Não sei, simplesmente. Sempre passo impressões erradas, sempre machuco, sempre esqueço que estou lidando com outra pessoa. Sempre faço o que não deveria. Ou faço o que eu acho que deveria, mas também não lido bem com a realidade... O que acho nunca é o que é.
Eu não sei viver, definitivamente. Não leve a sério o que eu digo, não acredite no que eu digo. O que eu aparento não é o que eu penso. O que eu digo não é o que eu penso. Eu não sei o que eu penso, então também não tente entender.
Eu não sei gostar de ninguém. Não sei o que fazer quando alguém gosta de mim. Se o amor é sincero, recíproco, eu vou e fodo com tudo. Faço qualquer merda homérica, pra estragar tudo. E, se eu desisto de gostar de você de uma hora pra outra, não é porque eu não gosto mais de você. É que eu cansei de tentar organizar o que sinto, cansei de conviver com o que sinto dentro da minha cabeça.
Por isso:

Embriaguem-se
Chales Baudelaire


“É preciso estar sempre embriagado. Aí está: eis a única questão. Para não sentirem o fardo horrível do Tempo que verga e inclina para a terra, é preciso que se embriaguem sem descanso.

Com quê? Com vinho, poesia ou virtude, a escolher. Mas embriaguem-se.

E se, porventura, nos degraus de um palácio, sobre a relva verde de um fosso, na solidão morna do quarto, a embriaguez diminuir ou desaparecer quando você acordar, pergunte ao vento, à vega, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que flui, a tudo que geme, a tudo que gira, a tudo que canta, a tudo que fala, pergunte que horas são; e o vento, a vaga, a estrela, o pássaro, o relógio responderão: "É hora de embriagar-se! Para não serem os escravos martirizados do Tempo, embriaguem-se; embriaguem-se sem descanso" Com vinho, poesia ou virtude, a escolher".

2 comentários:

Brescia Magalhães disse...

eu acho q o mundo, todo mundo, é exatamente aquilo q nao é, intermitentemente! vc, inclusive.

Brescia Magalhães disse...

eu acho q o mundo, todo mundo, é exatamente aquilo q nao é, intermitentemente! vc, inclusive.